domingo, 11 de janeiro de 2009

Corrida de Reis - Atletas Africanos

Bom, vou começar este post primeiramente falando da minha "decepção" pela transmissão da Corrida de Reis hoje pela manhã no Esporte Espetacular, para quem não viu (e não perdeu nada) aí está a chegada...



Bom, mas continuando, eu particularmente já não havia gostado da transmissão da São Silvestre, mas fiquei desapontado com o "Compacto" que foi apresentado hoje da prova, mas essa é minha opinião, abaixo segue uma matéria da prova que encontrei no www.globoesporte.com.

Africanos acabam com o sonho do bi de Franck Caldeira na Corrida de Reis
Segundo brasileiro, novo trajeto tornou a prova ainda mais difícil

Novo trajeto, novo campeão. Com um percurso sem descidas e com uma grande subida no fim, os fundistas africanos acabaram com o sonho de Franck Caldeira de conquistar o bicampeonato da Corrida de Reis. Quarto colocado na São Silvestre 2008, Marco Joseph, da Tanzânia, venceu neste domingo a 25ª edição da prova. Campeão da Volta da Pampulha e dos 10km do Rio de Janeiro, o queniano Nicholas Koech ficou em segundo, com Franck Caldeira na terceira posição. Na competição feminina, o Brasil chegou novamente na terceira colocação, com Fabiane Cristina. O título da prova ficou com a queniana Nancy Quipron, com a tanzaniana Sara Makera em segundo. Campeão de 2008, Franck Caldeira destacou o aumento da dificuldade da Corrida de Reis, que este ano teve o seu trajeto de 10km modificado, saindo da cidade de Várzea Grande (MT) e chegando em Cuiabá (MT). Ao contrário do ano passado, a prova de 2009 não teve nenhuma descida e ainda terminou com uma subida de 3km até a Praça das Bandeiras.

- O novo percurso atrapalha um pouco. Tem que estar bem condicionado. Estou começando um novo ano e tive grandes atletas na frente. Eles também são fortes e estou muito feliz (com o desempenho) – disse Franck Caldeira à Rede Globo.

A prova masculina teve um domínio dos africanos desde a largada. Logo nos primeiros quilômetros, Nicholas Koech e Marco Joseph conseguiram abrir vantagem para o restante do pelotão, que tinha Caldeira no comando. A alta temperatura (30ºC) e a forte umidade dificultavam a tarefa dos fundistas. Faltando poucos metros para o fim, a juventude de Marco Joseph fez a diferença. Aos 19 anos, o tanzaniano deu um sprint, deixando para trás Koech para garantir a sua primeira vitória na prova.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Atletismo/0,,MUL951040-16316,00-AFRICANOS+ACABAM+COM+O+SONHO+DO+BI+DE+FRANCK+CALDEIRA+NA+CORRIDA+DE+REIS.html

Aproveito também este post, para perguntar o que acham ou outros blogueiros sobre a nova regulamentação que a CBAt (www.cbat.org.br) pretende adotar a partir do começo de fevereiro sobre a a participação de atletas estrangeiros nas provas de rua pelo Brasil, na verdade primeiramente gostaria de algumas opiniões de outros blogueiros nos comentários, para depois eu falar o que penso....

Pra quem ainda não está por dentro desta regulamentação clica aqui: http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=3136&back=S

Grande abraço a todos.

Paulinho

3 comentários:

  1. Até aonde eu sei a regulamentação que a CBAt pretende adotar é apenas uma limitação em provas nacionais e não nas internacionais. Ficando a critério da organização o envio de cartas-convites a atletas estrangeiros. Atletas estrangeiros sem cartas-convites não poderão participar de Provas NACIONAIS.

    Sinceramente não vejo nenhum problema nisso, já que essa mesma limitação já é realidade em diversos países da europa e nos eua.

    Mas o que eu ando percebendo por alguns comentários em outros blogs e nas comunidades do orkut as pessoas estão opinando na base do achômetro e falando muitas besteiras (que não é o seu caso, você faz bem em estudar as regulamentações antes de opinar!!)

    abração

    ResponderExcluir
  2. Amigo Paulinho hoje quando cheguei em casa deu para assistir a corrida dos Reis quando assisti acho que faltava uns 3km a corrida dos reis, realmente esses tanzanianos são fera mesmo o 1º colocado me supreendeu quase no final, ele abriu muito espaço para o 2º colocado o cara é fera mesmo, agora sobre o Franck só restou o 3º lugar para ele pq acho que não tinha mais quenianos na prova...rsss...Mais mereceu o 3º lugar.
    Agora sobre a limitação dos estrangeiros em provas nacionais eu acho que os corredores de elite estão com medo, para mim é pura palhaçada, inclusive do atleta Franck Caldeira que entrou com uma represetnção junto a CBAT contra os estrangeiros, para mim tá faltando pouca vergonha na cara dos brasileiros, se eles querem se dar bem que treine mais, mais sou contra uma coisa que fiquei sabendo se tem algum estrangeiro no País competindo aí esse sim não deve competir, enquanto não regularizar a sua situação, digo isso pq lá fora os Brasileiros são cobrados também.

    Valeu campeão, boa semana e bons treinos...
    Um abraço.

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir